quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Banda larga pela rede elétrica chegará a São Paulo em 2009

AES Telecom não competirá diretamente no mercado. Oferta de PLC será feita para os atuais provedores de acesso do Estado.

Conforme adiantado pelo Computerworld em setembro deste ano, a AES Telecom vai oferecer banda larga pela rede elétrica em São Paulo já em 2009.

O modelo de atuação será híbrido. Usando a rede de dois mil quilômetros de fibra ótica na cidade de São Paulo, a AES vai adicionar banda larga pela rede elétrica (PLC ou BPL) apenas na última milha, ou seja, abaixo da rede de média tensão.

A AES Telecom deixou claro que não pretende atuar diretamente oferecendo banda larga pela rede elétrica para os usuários e empresas. Segundo Teresa Vernaglia, diretora geral da subsidiária de telecom, a AES Telecom não tem interesse em concorrer com as operadoras. “Não vamos competir com nossos clientes”, garantiu.

A oferta comercial de banda larga pela rede elétrica está pendente pela falta de definições da Anatel. Teresa Vernaglia estima que este vácuo regulatório será resolvido a tempo de o PLC chegar aos clientes no primeiro trimestre de 2009.


Velocidade e preço
Em relação à velocidade, a empresa garantiu que o acesso real por prédio fica em 80 Mbps, que será dividido entre os clientes naquele determinado edifício. Os valores, contudo, variam conforme o projeto e os clientes.


Segundo Teresa Vernaglia, a velocidade que pode ser oferecida hoje via rede elétrica é equivalente às outras formas de acesso. “Um diferencial é que o BPL mantém a mesma taxa de download e upload. Isso com a vantagem de não precisar passar novo cabeamento”, disse.


Sem revelar o preço final para os usuários, a executiva garantiu que o preço da PLC será “equivalente” aos das ofertas de ADSL ou cabo, mas não divulgou números.

Teresa Vernaglia garantiu que a AES Telecom não trabalha com exclusividade de fornecedores de equipamentos, como modens, para o PLC. Segundo ela, a possibilidade da fabricação nacional dos equipamentos aumenta as possibilidades de sucesso da tecnologia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito criativo.. so precisa ver se realmente funciona...

Anônimo disse...

Não acho q isso va funcionar

Anônimo disse...

A cada dia a tecnologia chega a limites antes inatingíveis e nos nos confrontamos com o não-acesso de todos os cidadãos aos seus benefícios. Estudos devem ser amplamentes realizados e se a viabilidade da implantação deste serviço estará ao alcance de todas as comunidades e que seja destinada à utilização nas inúmeras áreas de pesquisa!

Anônimo disse...

Isso será muito bom, se realmente der certo.....

Anônimo disse...

bom tae mais uma tecnologia ... Tecnologia que não para de crescer!

Anônimo disse...

Em questão de rede se trata de velocidade e preço, se está rede via energia elétrica for barata e rápida vai pegar, mas caso contrário prefiro ficar com a net mesmo!

Unknown disse...

Muito interessante... Mas será que chega mesmo?..ou melhor.. com preço acessivel?....

Unknown disse...

0830043